22/08/2023
Política

Prefeitos da região engrossam “Marcha à Brasília” na próxima semana

imagem-55012

Os prefeitos dos mais de cinco mil pequenos municípios do Brasil, através da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizam na próxima semana a “Marcha à Brasília”. O evento é um manifesto por exigências de mais recursos por parte do governo federal.

 

De acordo com o prefeito de Turvo e presidente da Associação dos Municípios do Centro Oeste do Paraná (Amocentro), Marcos Seguro, os prefeitos vão reivindicar, principalmente, maior atenção da União com os pequenos municípios. “Recentemente a presidente Dilma reuniu os governadores e os prefeitos das grandes cidades, deixando os mais de cinco mil pequenos municípios de fora dessas discussões. Não podemos mais aceitar que o governo federal faça cortesia com o chapéu alheio, como foi o caso da redução dos impostos sobre veículos e sobre a linha branca (PIS e COFINS). Temos que reivindicar mais atenção e, principalmente, mais recursos do governo federal, pois a situação está apertada para os pequenos municípios”, destacou Seguro.

 

Na avaliação do presidente da Amocentro, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), não está atendendo as necessidades dos pequenos municípios. “Os municípios da nossa região sentiram um acréscimo nominal de apenas 5% no último ano no FPM, enquanto do ICMS foi de 13%. Precisamos chamar a atenção do governo federal para a situação dos pequenos municípios urgentemente”, concluiu o prefeito.

 

No caso de Foz do Jordão, de acordo com o prefeito Neri Quatrin, houve uma perda de cerca de R$ 600 mil este ano na redução do FPM. “Somente no último mês houve uma redução de R$ 108 mil, o que impede que o município faça novos investimentos. Com essa queda setores como a Saúde e  Educação acabam prejudicados, pois exigem muitos investimentos para que se possa prestar um bom atendimento à população. Vamos reivindicar com os demais prefeitos melhores condições e melhorias nos repasses”, destacou Quatrin.

 

A Marcha à Brasília acontece entre os dias 08 e 11 de julho.

 

Confira maiores informações no link abaixo:

 

http://www.marcha.cnm.org.br/programacao.php

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo